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A inadimplência é um problema comum para empresas de todos os portes. Em 2022, o Brasil registrou um índice de inadimplência de 64,5%, segundo a Serasa Experian. Isso significa que, em média, mais da metade dos consumidores brasileiros estão com dívidas atrasadas.


Para as empresas, a inadimplência pode representar uma grande dor de cabeça, por isso, a importância de estratégias éticas e modernas de recuperação de dívidas, a fim de preservar o relacionamento com o cliente e aumentar as chances de recuperação do crédito.


A recuperação de dívidas agora não se trata apenas de recuperar valores, mas também de preservar relações comerciais e criar soluções que beneficiem ambas as partes. Vem com a gente e descubra como adotar estratégias de cobrança eficientes para manter em equilíbrio a saúde da sua empresa.

Dicas para uma recuperação de dívidas:

  • Estude o cliente: antes de entrar em contato, é importante entender o perfil do devedor, incluindo sua idade, valor da dívida, produto ou serviço adquirido, tempo de inadimplência, tentativas anteriores de negociação, etc. Essas informações são importantes para traçar uma abordagem personalizada e eficaz.

    A personalização das abordagens, baseada em análises de dados, segmenta os devedores de acordo com seus padrões de pagamento e comportamento financeiro.
  • Diversifique os meios de contato: é importante utilizar diversos canais de contato para alcançar o devedor no meio que ele prefere. A comunicação multicanal garante que as mensagens de cobrança alcance os devedores de maneira eficaz.
  • Escolha o melhor momento: a cobrança deve ser feita no melhor momento para o devedor, levando em consideração seu horário de trabalho, disponibilidade e outros fatores.
  • Mostre vantagens: é importante destacar os benefícios que o devedor terá ao quitar a dívida, como a possibilidade de voltar a consumir.
  • Dê alternativas: nem todo inadimplente fica em débito simplesmente porque não quer pagar. Muitas vezes, ele não tem dinheiro no momento. Por isso, é importante estar aberto a negociações, como parcelamento do valor.
  • Mantenha a calma: mesmo que o devedor reaja de forma negativa, é importante manter a calma e evitar conflitos.
  • Atente-se ao Código de Defesa do Consumidor: é importante conhecer e respeitar as leis que regulamentam a cobrança de dívidas.
  • Educação, SEMPRE!: a educação e a cordialidade devem estar presentes durante toda a comunicação com o cliente inadimplente.

A base de qualquer estratégia moderna de cobrança é a ética.

Tratar os clientes que estão inadimplentes com respeito, transparência e empatia não só preserva o relacionamento cliente-empresa, mas também cria um ambiente propício para soluções mútuas.

Utilizar ferramentas e sistemas modernos para automatizar o processo de cobrança facilita o acompanhamento e a gestão. A tecnologia é sua aliada!

A tecnologia vem desempenhando um papel de destaque na cobrança moderna. Sistemas de gerenciamento de cobrança automatizados com IA, por exemplo, permitem o rastreamento preciso das dívidas e o envio de lembretes em tempo real. A automação não só aumenta a eficiência, mas também mantém os clientes informados das cobranças de maneira proativa.

A negociação na recuperação de dívidas é uma oportunidade para encontrar terreno comum. Acredite, a situação também é incômoda para o cliente e ele também quer resolver da melhor forma. Estratégias colaborativas, onde a empresa compreende as dificuldades do devedor e oferece soluções flexíveis, resultam em acordos mutuamente benéficos.


Vem com a Blue6ix

Se você precisa de soluções para o seu relacionamento com os clientes, a Blue6ix está à sua disposição para contribuir com o crescimento da sua empresa.

Somos uma empresa especializada em CX e podemos te ajudar com gestão de cobrança através da nossa consultoria personalizada e soluções com tecnologia de ponta, como a Análise de Voz.

A Análise de Voz da Blue6ix ajuda as empresas a recuperar dívidas de forma ainda mais eficiente e moderna. Através da análise do tom de voz, da entonação e da linguagem não verbal do cliente, conseguimos identificar:

  • Os melhores argumentos para convencer o cliente a pagar a dívida: a ferramenta identifica as emoções do cliente e, com isso, ajuda a traçar uma estratégia de cobrança mais assertiva.
  • O melhor formato de sondagem: a Análise de Voz facilita a percepção do nível de interesse do cliente em negociar, o que auxilia a empresa a definir qual o melhor formato de sondagem para cada caso.
  • Os principais motivos de não realização de acordo: as barreiras que impedem o cliente de negociar são identificadas, auxiliando a empresa a encontrar soluções para superar essas barreiras. Por exemplo, se a análise de voz mostrar que os devedores estão com dificuldade financeira, a empresa pode oferecer opções de parcelamento mais flexíveis.


Tudo isso é feito cruzando a voz do cliente com dados de sistema, perfil e histórico de interações, oferecendo uma visão holística dos clientes – o que é essencial para uma recuperação de dívidas eficiente e ética.
Entre em contato com a gente e dê um upgrade no seu negócio!

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