Skip to content

No mundo dos negócios, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de uma empresa. É por isso que muitas organizações adotam pesquisas de satisfação para entender as percepções dos clientes e identificar áreas de melhoria. Duas métricas comumente utilizadas nesse contexto são o NPS (Net Promoter Score) e o CSAT (Customer Satisfaction Score).

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essas duas abordagens e algumas soluções.

NPS (Net Promoter Score):

O NPS é uma métrica amplamente utilizada para medir a satisfação, lealdade e a fidelização do cliente. Oferece uma visão mais holística da percepção do consumidor em relação à marca. Ele se baseia em uma pergunta-chave: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”. Com base nas respostas, os clientes são classificados em três categorias:

  1. Promotores (9-10): São os clientes mais leais e entusiastas. Estão altamente satisfeitos com sua experiência e têm maior probabilidade de recomendar sua empresa para outros.
  2. Neutros (7-8): Expressam satisfação com a experiência, mas não são tão entusiasmados quanto os promotores. Eles podem ou não recomendar sua empresa, dependendo de circunstâncias específicas.
  3. Detratores (0-6): São consumidores insatisfeitos que podem prejudicar a reputação da sua empresa. Eles têm maior probabilidade de compartilhar experiências negativas e afetar a imagem da marca.


O NPS é calculado subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado varia de -100 a +100, sendo que um NPS positivo é considerado bom e indica uma base de clientes leais.

CSAT (Customer Satisfaction Score)

O CSAT mede o nível de satisfação do cliente em relação a uma interação específica, como uma compra, um atendimento ou um serviço. É geralmente avaliado por meio de uma pergunta direta, como “Como você avaliaria sua satisfação com [produto/serviço/interação] em uma escala de 1 a 5?”

As respostas são quantificadas e convertidas em uma pontuação média. É uma métrica mais pontual e fornece uma avaliação da satisfação em relação a uma experiência específica, em vez de abranger toda a jornada do cliente.


Ao contrário do NPS, o CSAT não categoriza os clientes em grupos específicos. No entanto, ele fornece uma visão imediata da satisfação do cliente em relação a um evento específico, o que pode ser útil para identificar áreas de melhoria. É importante ressaltar que, ao combinar essas duas abordagens, as empresas podem obter uma visão mais completa da satisfação e da fidelidade do cliente. O NPS oferece uma visão mais ampla e estratégica, enquanto o CSAT fornece insights mais específicos sobre interações individuais.


Mas será que, diante dessas possibilidades, sua equipe consegue avaliar todas as respostas dadas nessas pesquisas? Para facilitar essa análise, a Blue6ix oferece soluções tecnológicas inovadoras para analisar a satisfação dos consumidores com base em comentários deixados na pesquisa de satisfação , seja por escrito ou por voz, você pode coletar notas dadas pelos clientes, bem como compreender suas emoções de forma rápida e objetiva.


Imagine conseguir avaliar 100% das respostas dadas nessas pesquisas sem a necessidade de recursos manuais. Uma de nossas soluções é o Blue Eye. Com essa ferramenta, é possível obter uma análise abrangente do seu negócio, identificando oportunidades de melhoria em seus processos, produtos e atendimento, e sugere também mudanças estratégicas para garantir que você esteja alinhado com as necessidades do cliente e se destaque no mercado.


Através dessa solução, você terá uma visão clara dos pontos fortes e áreas de aprimoramento para que possa tomar decisões assertivas para melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento da sua empresa.

A Blue6ix está comprometida em fornecer as soluções necessárias para maximizar a satisfação do cliente e impulsionar o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos potencializar o crescimento da sua empresa!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email