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Entender a importância da satisfação do cliente e tê-la como foco é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa.

A Jornada do Cliente é um conceito amplo que envolve todas as etapas de interação do consumidor com determinada organização, desde o primeiro contato com a marca até a manutenção do relacionamento com o cliente no pós-venda.

O que motiva o cliente a interessar-se pelo seu negócio? O que o faz escolher comprar seu produto/serviço?
É preciso ter consciência de que decisões de compra do consumidor com uma marca, na maioria das vezes, são construídas ao longo de um processo que vai sendo desenvolvido através de algumas etapas.

Aprendizado e descoberta: quando a sua empresa oferece solução para um problema que o potencial cliente ainda tinha identificado;

Consideração da solução: tendo ciência do problema, o consumidor buscar se informar e considerar soluções, alternativas de compra;

Decisão de compra: quando o potencial cliente define qual é a melhor alternativa de compra dentro dos seus critérios e efetua a compra;

Fidelização: acontece quando esse consumidor identifica-se com a marca, torna-se cliente e nutre relacionamento com a empresa;

É necessário ressaltar a importância do cliente já conquistado, aquele cliente antigo que caminha há um bom tempo com a empresa. Esse merece uma atenção especial também. Precisa ser cativado, perceber que é importante para a empresa porque ele é “quem faz acontecer”, gera receita, gasta menos para investir nesse relacionamento do que atrair novos clientes e, quando tem uma boa experiência, compartilha o seu negócio com outras pessoas. A empresa só tem a ganhar.

Seja um cliente em potencial ou um cliente antigo, esse consumidor precisa sentir-se acolhido, valorizado e respeitado. Por essa razão, empreender esforços para satisfazer o seu cliente e garantir bons retornos à empresa será sempre um investimento necessário.

Proporcionar produtos/ serviços de qualidade, criar estratégias que otimizem a experiência do consumidor, proporcionar atendimentos rápidos, práticos e resolutivos, cativar os clientes através de relacionamento e ações pontuais são atitudes importantes para manter o cliente feliz com a sua marca.
Pensando nisso, preparamos 6 dicas para impulsionar a experiência do seu cliente. Acompanhe!

1. Conheça bem o seu público

Além de buscar entender a expectativa do cliente para com a sua empresa, é importante que as preferências desse consumidor sejam estudadas. Que ele seja ouvido, que a empresa receba os seus feedbacks, conheça o seu poder de compra, os tipos de necessidade e por onde ele deseja se comunicar.  Pesquisas de satisfação e questionários são ótimas ferramentas para essa missão;

2. Capacite e motive a sua equipe

Para cuidar da relação com o cliente, é necessário ter uma equipe competente, bem equipada de ferramentas e treinamento, num bom ambiente de trabalho e com salários justos. A experiência do colaborador pode ter um grande impacto na satisfação do cliente.

Quando os colaboradores são valorizados e capacitados, eles refletem ainda mais atitudes positivas em relação ao trabalho. A probabilidade de prestarem um serviço de alta qualidade, identificando e antecipando as demandas do cliente e lidando com situações complexas de forma eficaz aumenta consideravelmente. Tais ações resultam em maior satisfação e fidelização do cliente. Cuide do seu colaborador para que ele possa oferecer o seu melhor e assim gerar um bom ciclo de eficiência no atendimento;

3. Invista em estratégias omnichannel

No Omnichannel, as empresas usam diversos canais de atendimento e atuam de maneira integrada, simultânea e personalizada para proporcionar um atendimento mais prático e eficiente para o seu cliente.
4. Tenha o consumidor como centro da cultura organizacional da empresa

Da gestão ao atendimento, tudo deve ser pensado em como deixar o cliente satisfeito. Cada setor da organização precisa estar alinhado nessa visão, incluindo a centralização de dados.

5. Faça campanhas e ações para fazer o cliente perceber-se importante para a empresa

É importante que o cliente seja surpreendido positivamente constantemente. Conhecendo o perfil do seu público, você pode fazer pequenos agrados ao seu cliente. Exemplos: trazer descontos exclusivos, promoções, mandar e-mails personalizados, distribuir brindes, fazer coisas que lembrem ao cliente que ele é visto e valorizado pela empresa. Aposte na inovação e na criatividade!

Nutrir relacionamento com o cliente é o que vai aproximar a sua empresa das necessidades do consumidor e poder proporcionar a ele uma ótima experiência com bons retornos para a sua marca a curto, médio e longo prazo. A Blue6ix conta com um time de especialistas para te ajudar a mapear o perfil do seu público e proporcionar uma experiência satisfatória para o seu cliente.

Entra em contato com a gente! Vem com a Blue6ix!

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