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O gerenciamento de dados possibilita a organização mais eficiente das informações, de forma a auxiliar na tomada de decisões e ações estratégicas. Ele lado a lado ao conceito de Business Intelligence, que é a transformação de informações brutas em insights relevantes e conversão de vendas. 

Entretanto, o acesso às informações obtidas pode ser complexo e isso impacta diretamente na produtividade. Nestes casos, é preciso intervir, otimizando o processo.

Continue a leitura para conhecer melhores práticas para a gestão de dados.

Plataforma de gestão

As plataformas de gestão oferecem diversas vantagens às empresas, tais como segurança das informações, integração da equipe e fluidez na comunicação interna. Além disso, uma plataforma bem estruturada e gerenciada permite:

  • A monitoria das métricas e compreensão do posicionamento de mercado;
  • Potencialização da comunicação entre os colaboradores, interligando e integrando os processos;
  • A tomada de decisões mais ágil e assertiva.

Contudo, como falamos acima, essa solução deve ser bem estruturada. Caso contrário, muitas informações podem ficar perdidas – e certamente o impacto não será positivo.

As mudanças do mercado e a velocidade de geração de dados

Atualmente, a quantidade de dados circulantes é muito grande e isso pode desencadear nas empresas um processo que é conhecido como “inchaço de informações”. Ele é caracterizado por um grande volume de informações desconexas que, por falta de organização e estruturação, não são utilizadas. Nesse contexto, surgiu o Big Data, área do conhecimento que analisa, por meio de ferramentas específicas, conjuntos de dados bastante extensos e não estruturados, mas que possuem altíssimo valor para a empresa e também necessitam de análise. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela EY, mais de 65% dos Diretores Financeiros relatam que o ritmo crescente dos dados não estruturados afeta a percepção de insights significativos para os gestores das companhias. Outra pesquisa, elaborada pela Gartner, aponta ainda que as empresas perdem cerca de 13 milhões de dólares ao ano por não analisarem corretamente seus números. 

Como tornar a gestão de dados mais eficiente?

Para que a apresentação dos resultados ocorra de forma clara, vale seguir algumas etapas:

  1. Coleta dos dados;
  2. Seleção ou criação de regras para estruturação;
  3. Compilação das informações;
  4. Uso. 

Como é possível perceber, essa é uma mudança que precisa ser incorporada à cultura empresarial. Além disso, é importante mapear as necessidades organizacionais e listar eventuais melhorias. 

A definição de KPIs é indispensável para que o seu relatório de dados possua um norte. Eles representam o valor do seu negócio e devem estar alinhados com o objetivo central. Ao avaliar os resultados, considere sempre a jornada do cliente e seu feedback também.  Pode-se ainda optar por relatórios de gestão automatizados, dispensando a etapa da coleta manual de informações.  

Outro ponto para o sucesso da extração dos dados é a clareza na linguagem. A comunicação deve ser estabelecida em uma linguagem acessível, de forma a ser de compreensão geral.

Quando bem efetuado, este processo é capaz de alavancar o seu empreendimento – interna e externamente! -, além de gerar insights e possibilitar o direcionamento de novas estratégias.

Ficou interessado e deseja aprofundar mais sobre o tema? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

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