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O cliente deve ser o foco das ações de uma empresa, que precisa desenvolver diversas estratégias a fim de tornar a experiência do consumidor positiva. Dessa forma, entender as particularidades da comunicação e vocabulário de cada usuário é fundamental para personalizar e otimizar a jornada do mesmo.

Quer entender como tornar a interlocução mais eficiente no seu empreendimento? Continue lendo este artigo. 

Particularidades do vocabulário

A comunicação eficiente proporciona a fidelização do cliente, tornando-o promotor da marca e consumidor recorrente. Ela é capaz de agilizar a resolução de problemas e, consequentemente, a redução de ruídos. 

O primeiro passo para a otimização destes processos é uma interação verbal que respeite as particularidades de sotaques, idades e gêneros. De acordo com pesquisa realizada pela Zendesk, o choque entre as gerações torna-se um desafio para as empresas, que encontram dificuldades em atender de forma adequada todas as faixas etárias. 

Outro ponto de destaque são os regionalismos, que precisam ser respeitados. 

Como tornar a comunicação mais eficiente?

Procure escutar mais do que falar, assim você entenderá quais são as dificuldades do usuário e será mais fácil encaminhá-lo à direção correta. Caso você não compreenda algum termo utilizado, peça educadamente para que o cliente repita, sem aumentar o tom de voz. 

Nesse processo, a sua empresa pode contar com um algoritmo programado para reconhecer as particularidades. No começo da análise do discurso, as transcrições não consideravam os diferentes sotaques. No entanto, com a evolução da tecnologia, a fonética passa a ser analisada separadamente da transcrição, sendo possível uma verificação mais detalhada. A isso, damos o nome de Speech Analytics: ferramenta que analisa os dados coletados das interações, onde a fala é transcrita e há análise fonética (registro dos regionalismos, expressões, entonações). 

Com a análise fonética é possível diferenciar palavras que são ditas das mais diversas formas, como em estados do Brasil que entoam mais o “r” e outros que reforçam a sílaba do “nh”.  Esse tipo de análise aprofundada permite a obtenção de dados cada vez mais reais para o banco de dados dos clientes, onde são armazenadas todas as informações.

Após a implantação e automatização de modelos analíticos (machine learning), as interações tornam-se incalculáveis. Passa a ser viável a produção rápida e automática de modelos para análises complexas e mais precisas. Somado a isso, pode-se identificar as necessidades e expectativas do usuário, rapidamente direcionando-o à resolução de um eventual conflito. 

Munido de todos esses materiais, seu empreendimento obtém insights sobre o consumidor e pode mapear o perfil de consumo, otimizando e transformando a jornada de compra. 

O time Blue6ix atua ativamente na aplicação de ferramentas para aperfeiçoar a assistência ao usuário. 

Preparado para escalar a sua relação com os clientes? Vamos juntos. Fale conosco!

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