Mesmo antes da pandemia, o movimento de digitalização das empresas e comportamentos de compra já se mostrava em franca expansão. Mas digitalizar não é o bastante; é necessário fomentar e firmar uma presença digital marcante para garantir-se na memória do consumidor.
Com a chegada do COVID-19 e tudo que aconteceu nos últimos 2 anos, a forma como consumimos produtos e serviços foi altamente modificada e estar presente digitalmente deixou de ser uma opção para as marcas e passou a ser uma necessidade para manter-se em atividade, inclusive para empresas de pequeno e médio porte. ,De acordo com dados levantados pelo Sebrae, quase 50% das micro e pequenas empresas brasileiras passaram a desenvolver suas atividades de forma totalmente online.
O que significa ter presença digital?
Se você parar um pouco para pensar sobre os últimos produtos ou serviços que você contratou, perceberá que pesquisou sobre eles na internet – ou fez todo o processo online. Segundo a pesquisa “The new digital divide”, da Deloitte, 56% das compras no varejo são, em algum momento, influenciadas pelos canais digitais e isso diz muito sobre os caminhos a seguir para obter sucesso.
Muito mais que possuir um perfil no Instagram, Facebook e YouTube e um site, a presença digital é um processo que demanda tempo, investimento e muito estudo, e é um caminho cada vez mais utilizado para aproximar-se do consumidor. O modo como uma empresa se posiciona virtualmente e usa os meios digitais, além de criar a sensação de comunidade, também gera valor e demonstra o seu interesse em resolver os problemas do cliente e a sua confiabilidade.
A presença digital inclui todos os canais de comunicação usados pela marca e todo o conteúdo compartilhado nos meios digitais, incluindo as interações decorrentes desse compartilhamento.
Podemos dizer que presença digital é a imagem que a sua organização constrói no universo digital.
E o que define uma presença digital marcante e qual a sua importância?
Atrair. Envolver. Engajar.
Esses são os 3 pilares que devem ser desenvolvidos para uma presença digital marcante:
- Atrair o público alvo com conteúdos que sejam de seu interesse e se relacionem de alguma forma com o produto oferecido pela empresa;
- Envolver os usuários de forma que a sua marca esteja entre as suas primeiras lembranças quando buscar algo que você pode oferecer;
- Engajar para que o seu cliente seja o principal promotor do seu produto ou serviço.
Esses 3 princípios bem trabalhados são um caminho para expansão e crescimento dos negócios. Quer entender os motivos? Acompanhe com a gente:
- Uma presença digital bem estruturada é um canal de comunicação direto com o cliente. Utilizando as tecnologias corretas, como automação de marketing, você pode conversar individualmente com cada pessoa, de acordo com os interesses em comum;
- Dá maior visibilidade e credibilidade à marca, já que os conteúdos produzidos geram valor para o público de interesse e autoridade naquela área;
- Aumento nas vendas e lucratividade, já que mais pessoas são atingidas e impactadas pela sua organização.
Como usar soluções Omnichannel para melhorar a sua presença digital?
O mindset omnichannel tem um objetivo claro: tornar a experiência do usuário a melhor possível. Isso é complementado e caminha lado a lado com uma estratégia digital bem planejada, que oferece ao consumidor múltiplas portas de contato e conteúdo.
A utilização dos canais certos de comunicação, com uma boa interface, também constrói uma presença digital marcante. Afinal de contas, o cliente muda de um ambiente para o outro de forma muito dinâmica, especialmente quando falamos em mundo virtual. Por isso, ser omnichannel é essencial para desenvolver uma boa presença online, já que sua existência digital se expande à proporção que você consegue se comunicar de maneira integrada com diferentes perfis de públicos em meios diversos.