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Em um mundo cada vez mais conectado, Big Data é um dos temas mais relevantes do mercado de Tecnologia da Informação (TI). Se para alguns esse é um termo super comum e bastante utilizado no dia a dia, para outros são muitas as questões.

O que é? Onde vive? Do que se alimenta?

Big Data é o termo em TI que descreve os grandes conjuntos de dados (estruturados ou não) que são gerados por segundo. Essa produção de informações sempre existiu, antecedendo inclusive o boom digital que vivemos. A grande diferença – e que justifica essa nossa conversa –, é que hoje geramos uma infinidade de conteúdo e dados por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones, TVs, computadores… até as geladeiras mais modernas já estão conectadas. E estamos a todo momento despejando centenas de milhares de informações pelas redes sociais. Tudo o que utilizamos em nosso dia a dia e está conectado à rede mundial, está alimentando o Big Data. Esses dados, quando convertidos e processados, dão origem a informações extremamente relevantes e que podem transformar os negócios. Como? Simples: possibilitando um planejamento estratégico melhor embasado, pautado na compreensão do público, e uma consequente maior adequação ao mercado.

Muita coisa, não? Por isso, os especialistas subdividiram o conceito de Big Data em 5Vs, com o objetivo de reduzir a complexidade do tema e demonstrar os desafios à quem se propõe a desbravar esse novo mundo. Com vocês, os 5Vs do Big Data.

#1 VOLUME

Estima-se que a população global chegou a 7,8 bilhões, em julho de 2020. De acordo com dados divulgados pela ONU, 53,6% dessas pessoas utiliza a internet de alguma forma. Estamos falando de aproximadamente 4,1 bilhões de pessoas gerando informações de forma contínua! Então, chegamos ao nosso primeiro V: o volume de dados disponíveis é estratosférico, na casa dos exabytes, e a tendência é que continue a crescer cada vez mais. Assim, as empresas vêm investindo em ferramentas e formas de tratar esses dados de maneira a convertê-los em informação funcional para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

#2 VELOCIDADE

Se o volume de dados é colossal, a velocidade com que esses dados vêm sendo gerados é tão grande quanto. Se tornam obsoletos na mesma proporção, e justamente por isso, o segundo desafio do Big Data é o timing do processamento desse montante de informações. Para que possuam valor real e aplicabilidade para o mercado, os dados precisam estar disponíveis antes que se tornem desatualizados; a informação precisa ser processada e convertida em tempo real.

#3 VARIEDADE

Cookies, IOTs, e-mails, mensagens. Uma empresa pode obter dados de muitas fontes diferentes: de dispositivos internos à tecnologia GPS de smartphone ou o que as pessoas estão dizendo nas redes sociais. Em termos práticos, isso significa que essas informações chegam de formas muito variadas, e compila-las num banco de dados tradicional é uma missão impossível. Pensando no desenvolvimento das ferramentas de análise de Big Data, elas precisam corresponder a essa demanda de adaptação à heterogeneidade de fontes e formatos.

A importância dessas fontes de informação varia de acordo com a natureza do negócio. Um serviço ou produto de mercado de massa deve estar mais ciente das tendências nas redes sociais do que um negócio industrial, por exemplo.

#4 VERACIDADE

O quarto V é a veracidade, que neste contexto equivale à qualidade. Será que estamos perdendo alguma coisa? Os dados são “limpos” e precisos? Eles realmente têm algo a oferecer? Eles são reais? Verídicos? Validar a qualidade das informações obtidas é tão importante quanto certificar-se que correspondem ao momento atual.

#5 VALOR

“Quanto maior a riqueza de dados, mais importante é saber realizar as perguntas certas no início de todo processo de análise.” Eric Brown

Finalmente, aquele que talvez seja o V mais importante do Big Data: valor. Este item refere-se à capacidade de transformar um tsunami de dados em negócios. Como dito por Eric Brown, é necessário entender onde se quer chegar e quais são as perguntas que devem ser respondidas para que as informações obtidas impulsionem os negócios de maneira real.

De acordo com uma pesquisa recente, o mercado global de Big Data foi projetado para atingir US$ 103 bilhões até 2027 – mais do que o dobro da demanda projetada em 2018.

O grande desafio do Big Data é, então, converter, filtrar, interpretar e determinar a relevância dos dados disponíveis para a sua empresa, de forma que essas informações possam servir de guia para o seu planejamento com maior segurança.

Meus amigos, bem-vindos ao futuro!

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