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Em meio a tantas possibilidades para o consumidor, as empresas precisam encontrar maneiras de se destacar e conquistar a fidelidade dos clientes. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é se concentrar na experiência do cliente (CX).
Uma das ferramentas mais importantes para melhorar a CX é o mapa da empatia.

O que é o mapa da empatia?

Desenvolvido no contexto do Design Thinking, esse mapa se torna uma espécie de bússola, uma ferramenta visual que ajuda as empresas a entender as necessidades, expectativas e sentimentos de seus clientes. 


Por que é importante?


O cliente não é apenas um número, é uma pessoa com desejos, preocupações e preferências únicas. Compreender verdadeiramente quem está do outro lado da tela é fundamental para o sucesso dos seus serviços/produtos, criando uma ponte entre a empresa e o consumidor, humanizando a relação.

Além de entender a necessidade dos clientes, o mapa da empatia é importante porque ajuda as empresas a:

  • Identificar oportunidades de melhoria: Ao entender as necessidades e expectativas dos clientes, as empresas podem identificar oportunidades de melhorar sua CX.
  • Tomar decisões mais assertivas: O mapa da empatia pode ajudar as empresas a fazer escolhas cada vez mais eficientes sobre produtos, serviços, marketing e atendimento ao cliente.

Como Aplicar o Mapa da Empatia?

  • 1. Identifique o que o cliente vê:

Esses insights são fundamentais para compreender sua perspectiva.

  • 2. Conheça o que o cliente ouve:

Descubra quem influencia o seu público, suas marcas preferidas e os meios de comunicação que ele mais valoriza.

  • 3. Perceba o que o cliente pensa/sente:

Tente compreender as inclinações e desejos do consumidor. Entenda como seu produto ou serviço se encaixa nesse contexto emocional.

  • 4. Compreenda o que o cliente fala/faz:

Descreva o comportamento do cliente, seus hobbies, a linguagem que utiliza e os assuntos que o interessam.

  • 5. Saiba exatamente quais são as dores do cliente:

Identifique que tipo de preocupações, problemas e dificuldades que o seu público costuma lidar.

  • 6. Compreenda quais necessidades o cliente possui:

Ao lado das dores, analise quais são as reais necessidades do cliente. Quais são seus sonhos e como sua empresa pode ajudar a realizá-los?


A Blue6ix e o mapa da empatia

Somos uma empresa de consultoria e tecnologia que oferece soluções para a melhoria da experiência do cliente. Acreditamos que o mapa da empatia é uma ferramenta importante para empresas que querem entender melhor o seu público-alvo.Nós também o utilizamos em diversas etapas do nosso processo de melhoria da experiência do cliente.

Contamos com o Interaction Analytics para auxiliar as empresas na compreensão de seu relacionamento com os clientes. Interaction Analytics são softwares capazes de captar a fala e a emoção do consumidor,  analisando o discurso do seu consumidor, transformando-as em dados analíticos. A ferramenta pode ser utilizada para:

  • Identificar tendências: Identificação de novas oportunidades de vendas e negócios;
  •  Padronização dos procedimentos;
  • Mapeamento da jornada do cliente, acompanhando toda a interação do consumidor com a sua marca;

Conte com a nossa consultoria personalizada e nossas soluções tecnológicas em CX para se destacar no mercado!

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