Skip to content

Entender o cliente vai muito além de uma simples estratégia de vendas, é uma cultura que, quando adotada, faz toda diferença.


A experiência do cliente (CX) também não se resume a um departamento ou equipe específica. Estamos falando de uma filosofia que deve permear toda a organização, desde a alta gerência até a linha de frente.


Ir além do Customer Centric significa criar uma cultura onde cada funcionário, em cada área da empresa, esteja comprometido em proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente.

CX como Cultura

Ao adotar o CX como cultura, a empresa busca não apenas atender às necessidades do cliente, mas entender profundamente suas expectativas, dores e desejos.
É uma mudança de perspectiva onde todos os colaboradores da empresa, sem exceção, que os permite identificar pontos de contato e oportunidades de melhoria em suas respectivas áreas para atender aos consumidores de maneira mais excelente, proporcionando:

  • Aumento da fidelização e retenção de clientes;
  • Aumentar a competitividade;
  • Melhoria da reputação da marca;
  • Aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores – quando os colaboradores são valorizados e se sentem parte de um propósito maior, como proporcionar uma ótima experiência ao cliente, eles se tornam mais engajados e produtivos;
  • Redução de custos: Uma cultura CX eficaz pode reduzir custos com retrabalho, atendimento ao cliente e marketing.

Trata-se de um enorme diferencial competitivo que você também pode (e deve!) levar para o seu negócio. E se você quer saber como implantar essa cultura na sua empresa, separamos algumas dicas:

Como implementar uma cultura CX:

  1. Comece pela liderança: A alta gerência precisa estar comprometida com a cultura CX e dar o exemplo para os demais colaboradores.
  2. Comunique a importância da Cultura CX: Todos os colaboradores precisam entender o que é CX e como ela pode beneficiar a empresa.
  3. Treine e valorize os colaboradores: Ofereça treinamento e cuide bem dos colaboradores para que possam oferecer uma experiência excepcional ao seu cliente.
  4. Mensure os resultados e incentive o feedback: Utilize indicadores de desempenho para acompanhar o progresso da cultura CX e incentive os clientes a darem feedback sobre suas experiências com a empresa.
  5. Use a tecnologia ao seu favor: A tecnologia trouxe muitas possibilidades de alcançar o cliente e medir os processos internos que levam até ele. Ferramentas como Blue Mapping e Blue Eye da Blueix, são feitas de tecnologia de ponta para mapear a jornada do cliente para identificar oportunidades e pontos de melhoria.


Utilizando o Blue Mapping e o Blue Eye:

O Blue Mapping é uma metodologia que ajuda a identificar os pontos de ruptura na jornada do cliente e tomar medidas para fidelizá-lo.


Já o Blue Eye é uma solução que avalia toda a jornada do cliente e identifica oportunidades de melhoria em processos, produtos e atendimento.


São ferramentas revolucionárias que podem ser utilizadas para construir uma cultura CX forte e criar experiências diferenciais para o cliente.

Por isso, conte com a Blue6ix para ajudar a implementar uma cultura de CX na sua empresa. Oferecemos consultoria personalizada com grandes especialistas da área e soluções em CX empresas de todos os segmentos. Entre em contato com a gente e dê mais um passo à frente com o seu negócio!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email