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Viajar é uma experiência única e transformadora. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, voltar a lugares especiais, sair da rotina e colecionar memórias. Planejar uma viagem é investir em um conjunto de boas experiências, e nesse mundo globalizado com acesso à informação e inúmeras ofertas, os turistas estão cada vez mais exigentes.

O turismo é um setor que vem crescendo nos últimos anos e as empresas precisam se diferenciar para se destacarem e conquistarem novos clientes. Uma das principais formas de se diferenciar é investir em CX.

Por que a Experiência do Cliente é tão importante no Turismo?


Vamos refletir juntos: Imagine que você está planejando suas férias dos sonhos. Você pesquisa destinos, compara preços, lê avaliações de hotéis e procura atividades interessantes para fazer durante sua estadia.

De repente, você se depara com uma agência de viagens que oferece bons preços e roteiros e outra que, não apenas oferece os melhores preços e roteiros, mas também proporciona uma experiência personalizada com um atendimento excepcional.

Qual você escolheria?

É aí que entra a experiência do cliente. Os viajantes de hoje não estão apenas em busca de pacotes de viagem – eles querem uma experiência que os faça sentir especiais, valorizados e totalmente imersos na cultura e nas tradições do local que estão visitando.

Todas as interações que o turista tem com uma empresa do setor precisam ter qualidade, desde o momento da pesquisa até o pós-viagem, comunicação, serviços prestados, infraestrutura, o atendimento e, claro, as atrações turísticas.

Uma experiência positiva é aquela que deixa o turista satisfeito e com vontade de voltar. Ela é criada por meio de uma combinação de fatores, como:

  • Personalização: experiências que sejam adequadas às necessidades e interesses de cada cliente.
  • Autenticidade: proporcionar vivências autênticas e que permitam ao turista vivenciar a cultura local.
  • Qualidade: as empresas do setor precisam oferecer serviços seguros, de qualidade e proativos.

Dicas para criar uma experiência do cliente de excelência no turismo

Aqui estão algumas dicas para criar uma CX de excelência no setor:

1. Conheça bem o seu público-alvo: antes de começar a planejar a experiência do cliente, é importante conhecer seu público. Entenda suas necessidades, interesses e expectativas. Perceba se procuram ecoturismo, aventura, turismo cultural, turismo de luxo e ajuste o seu marketing a essas demandas.

2. Atenção aos detalhes: os detalhes fazem a diferença. Preste atenção aos detalhes da experiência do cliente, desde o primeiro contato até o pós-viagem.

Quando um consumidor em potencial entra em contato com uma agência de viagens, seja por meio de um site, telefone ou pessoalmente, a experiência do cliente começa. Um atendimento amigável, ágil e personalizado pode fazer toda a diferença e influenciar positivamente a decisão de compra.

3. Personalize a experiência: ofereça pacotes de viagem personalizados, adaptados aos interesses e preferências de cada cliente, esse tipo de serviço não só aumenta as chances de conversão, como também cria uma experiência única e memorável.

4. Use tecnologia para melhorar a experiência: a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar a experiência do cliente, como por exemplo, melhorando a comunicação (omnichannel), usando chatbots e coletando feedbacks.

5. Feedback e Melhoria Contínua: ouvir o feedback dos clientes e usar essas informações para melhorar continuamente os serviços oferecidos é fundamental para garantir uma experiência excepcional. As agências que estão abertas ao feedback e que se esforçam para melhorar com base nas opiniões dos clientes têm mais chances de cativar seu público e gerar referências positivas no mercado.


Os benefícios da experiência do cliente no turismo

  • Aumento da satisfação: clientes satisfeitos tendem a retornar e recomendar a empresa a outros.
  • Redução do churn: também são menos propensos a cancelar ou trocar de fornecedor.
  • Aumento das vendas: estão mais dispostos a comprar outros produtos e serviços da empresa.

Conte com a Blue6ix para cativar o seu público

Somos uma empresa de soluções em CX e podemos ajudar empresas do setor de turismo a melhorar a experiência do cliente. Com as ferramentas e a consultoria personalizada da Blue6ix, elas podem conhecer melhor o seu público, personalizar e medir a experiência do cliente.


Para saber mais sobre as soluções para o seu negócio, entre em contato com a gente!

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