O conceito de “User Experience” vem sendo bastante discutido pelas empresas de forma geral. Em tradução literal, o termo significa “experiência do usuário”, e pode ser compreendido por ideias múltiplas:
– o modo de se comunicar com o cliente;
– o grau de entendimento do cliente sobre o seu produto;
– a fidelização do consumidor;
– o pós-venda.
O cliente é o centro para o sucesso de um negócio e, hoje, grande parte das ações tomadas visam o bom relacionamento com o usuário. O desempenho da empresa não depende só da qualidade do produto oferecido. Então, para colocar a User Experience na prática, sua firma deve direcionar seus esforços para criar uma experiência para o consumidor. Como assim?
Hoje já não basta mais divulgar seu produto no seu site, por exemplo: é preciso criar meios para que o cliente permaneça na sua rede, e um dos caminhos é desenvolver conteúdos de valor. Dessa forma, seu negócio conseguirá fidelizar e criar um divulgador da marca.
E como transformar UX em uma realidade para a sua empresa?
Além do conteúdo de valor, questione-se se o seu negócio possui as mídias sociais da forma mais clara e acessível possível, considerando:
– Hipertextualidade: os conjuntos de informações são ligados por links para o produto?
– Multimídia: as mídias sociais de seu negócio consideram diversas formas de comunicação, tais como vídeos, textos?
– Interatividade: você dispõe de profissionais prontos para solucionarem dificuldades e dúvidas do cliente?
– Personalização: seu site é adaptável? Possui design que vai de encontro com seu público-alvo? Há responsividade para mobile?
– Velocidade de carregamento:é um site pesado? Demora muito para aparecer as imagens e informações?
– Conteúdo: possui conteúdos atrativos e de valor, que vão de encontro com o seu público?
– Originalidade: sua marca é inovadora e possui identidade própria?
Todos esses pontos só lograrão êxito se a sua empresa estiver ciente de quem é o público-alvo, isto é, todas as alterações devem ser direcionadas para a sua persona: seus objetivos, sonhos e dores. A experiência está ligada com a jornada do cliente.
Para colocar em prática é importante também que sejam realizados testes de usabilidade, a fim de validação e feedback.
E por que devo implementar essas estratégias no meu negócio?
Com um site ajustado, atrativo e com um bom conteúdo, você conseguirá mais tempo de permanência e, consequentemente, aumento de vendas. Afinal de contas, quando um site não segue os critérios elencados acima (não é adaptável, demora a carregar, não tem conteúdo atrativo, etc) desperta a desconfiança no consumidor. Há perda de credibilidade. Dessa forma, o usuário busca uma página que corresponda às suas demandas.
Se o cliente tiver uma boa experiência, for prontamente atendido, encontrar todas as informações que precisava de forma rápida e objetiva, ele irá recomendar o seu negócio e poderá realizar mais compras.
Aplique User Experience na sua empresa, caso deseje:
– Aumentar a conversão;
– Potencializar sua credibilidade no mercado;
– Reter os consumidores para futuras compras.
Com a alta concorrência, seu cliente deseja ser atendido de forma única e personalizada, portanto invista nisso! A Blue6ix conta com um time de especialistas técnicos e consultivos para te ajudar a entender melhor o usuário, e assim criar uma experiência mais completa e aderente à expectativa do consumidor.