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As exigências do mercado são cada vez mais claras: é preciso ter uma estratégia bem desenhada e inovar constantemente para acompanhar a crescente demanda do seu cliente – seja ele interno ou externo, B2C ou B2B.

Pensando nisso, as empresas têm investido cada vez mais em formas lúdicas e dinâmicas para interagir com o seu público. Nesse contexto, vem crescendo muito o número de marcas focando na aplicação da técnica de Gamificação e é sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos juntos?

O que é Gamification?

De acordo com a Bunchall Inc., líder de mercado em Gamification (cujo termo abrasileirado é gamificação):

“A gamificação pode ser definida de forma mais consistente como sendo uma estratégia apoiada na aplicação de elementos de jogos para atividades non-game que é utilizada para influenciar e causar mudanças no comportamento de indivíduos e grupos.”

De maneira sucinta, gamificar é aplicar elementos de jogos num contexto que não é um jogo. Para isso, são utilizados uma série de elementos recreativos que tornam mais atraentes certas atividades do dia a dia, trazendo à tona instintos básicos como competição, recompensa e diversão.

É importante ressaltar que um ambiente gamificado não é aquele em que são estipuladas metas e exibidas planilhas com os ganhos e perdas; trata-se da construção do ímpeto de missão, com rankeamento e conquistas.

Se esse tema é novo para você, provavelmente você está se perguntando: e como colocar isso em prática?

É o que vamos discutir agora. Continue acompanhando!

Gamificação em termos práticos: por que e como?

Antes de falar do como, precisamos falar do porque: de acordo com dados do IBGE, 26,8% dos trabalhadores brasileiros estão na faixa etária de 25 a 39 anos. Estamos falando da geração Y, jovens que cresceram dizimando chefões enquanto coletavam moedas. Por isso, fala-se cada vez mais em “Game Transformar” o ambiente empresarial – e aqui estamos falando sobre os profissionais do seu time e sobre os seus parceiros.

De acordo com um estudo realizado pela Gallup em 2016, 70% das 2 mil maiores companhias globais já possuem pelo menos um tipo de ação gamificada na sua gestão. Outros dados importantes também foram levantados na mesma pesquisa:

  • Estratégias gamificadas aumentam de 20 a 30% da produtividade;
  • Aproximadamente 80% dos entrevistados apontaram que seriam mais produtivas se fossem aplicadas técnicas desse tipo;
  • Mais de 60% se mostraram mais motivados pela utilização de rankings e leaderboards.

Agora que você já entendeu o que é e o por quê, chegamos ao como, existem algumas dicas práticas que você pode seguir. Elas te ajudarão com um ponta pé inicial.

  1. Transforme processos rotineiros em jogos

Atividades repetitivas podem se tornar cansativas e desestimular as pessoas, que passam a executá-las no “piloto automático”. Isso muitas vezes leva a falhas, já que etapas importantes dos protocolos acabam deixando de ser utilizadas.

Você pode começar estabelecendo um rankeamento entre os seus fornecedores, por exemplo, baseando-se no cumprimento dos prazos de entrega, antecipação de pedidos e rápida resolução de impasses. Os melhores colocados, mensalmente, podem ser divulgados por meio do marketing interno da companhia. Você perceberá que nem tudo está relacionado a brindes e outros tipos de retorno; muitas vezes, o reconhecimento é o suficiente.

  1. Utilize a gamificação para integrar diferentes setores e áreas

Um dos grandes pontos de impacto no engajamento das organizações são os problemas de comunicação interna. Isso é reportado nos mais diferentes ramos de negócios e setores, deixando evidente que é um ponto de melhoria que merece destaque.

Pensando nisso, você pode criar um jogo empresarial para integrar os colaboradores e as equipes. Durante o processo, eles terão a oportunidade de se conhecer e enfrentar desafios juntos. Consequentemente, vemos o aumento da sensação de pertencimento e do engajamento, fatores que são imprescindíveis para o aumento da produtividade!

  1. Estimule trabalhos colaborativos

Um outro grande fator importante para o baixo engajamento nas corporações é o represamento do conhecimento. Funcionários mais antigos acabam guardando para si informações, o que impacta negativamente no desenvolvimento dos novatos.

O que você acha de formar grupos mistos de novos funcionários e mais experientes e rankear os resultados? Além da união e da integração, você certamente observará uma melhoria nos números do time.

Se você está interessado em potencializar a força de trabalho do seu time e otimizar a relação com o público, temos uma boa notícia: a Blue6ix tem muito para acrescentar! Temos conteúdo sobre esse tema em nosso canal no YouTube. Vale a pena conferir!

Conheça as nossas soluções e vamos decolar juntos!

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