As exigências do mercado são cada vez mais claras: é preciso ter uma estratégia bem desenhada e inovar constantemente para acompanhar a crescente demanda do seu cliente – seja ele interno ou externo, B2C ou B2B.
Pensando nisso, as empresas têm investido cada vez mais em formas lúdicas e dinâmicas para interagir com o seu público. Nesse contexto, vem crescendo muito o número de marcas focando na aplicação da técnica de Gamificação e é sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos juntos?
O que é Gamification?
De acordo com a Bunchall Inc., líder de mercado em Gamification (cujo termo abrasileirado é gamificação):
“A gamificação pode ser definida de forma mais consistente como sendo uma estratégia apoiada na aplicação de elementos de jogos para atividades non-game que é utilizada para influenciar e causar mudanças no comportamento de indivíduos e grupos.”
De maneira sucinta, gamificar é aplicar elementos de jogos num contexto que não é um jogo. Para isso, são utilizados uma série de elementos recreativos que tornam mais atraentes certas atividades do dia a dia, trazendo à tona instintos básicos como competição, recompensa e diversão.
É importante ressaltar que um ambiente gamificado não é aquele em que são estipuladas metas e exibidas planilhas com os ganhos e perdas; trata-se da construção do ímpeto de missão, com rankeamento e conquistas.
Se esse tema é novo para você, provavelmente você está se perguntando: e como colocar isso em prática?
É o que vamos discutir agora. Continue acompanhando!
Gamificação em termos práticos: por que e como?
Antes de falar do como, precisamos falar do porque: de acordo com dados do IBGE, 26,8% dos trabalhadores brasileiros estão na faixa etária de 25 a 39 anos. Estamos falando da geração Y, jovens que cresceram dizimando chefões enquanto coletavam moedas. Por isso, fala-se cada vez mais em “Game Transformar” o ambiente empresarial – e aqui estamos falando sobre os profissionais do seu time e sobre os seus parceiros.
De acordo com um estudo realizado pela Gallup em 2016, 70% das 2 mil maiores companhias globais já possuem pelo menos um tipo de ação gamificada na sua gestão. Outros dados importantes também foram levantados na mesma pesquisa:
- Estratégias gamificadas aumentam de 20 a 30% da produtividade;
- Aproximadamente 80% dos entrevistados apontaram que seriam mais produtivas se fossem aplicadas técnicas desse tipo;
- Mais de 60% se mostraram mais motivados pela utilização de rankings e leaderboards.
Agora que você já entendeu o que é e o por quê, chegamos ao como, existem algumas dicas práticas que você pode seguir. Elas te ajudarão com um ponta pé inicial.
- Transforme processos rotineiros em jogos
Atividades repetitivas podem se tornar cansativas e desestimular as pessoas, que passam a executá-las no “piloto automático”. Isso muitas vezes leva a falhas, já que etapas importantes dos protocolos acabam deixando de ser utilizadas.
Você pode começar estabelecendo um rankeamento entre os seus fornecedores, por exemplo, baseando-se no cumprimento dos prazos de entrega, antecipação de pedidos e rápida resolução de impasses. Os melhores colocados, mensalmente, podem ser divulgados por meio do marketing interno da companhia. Você perceberá que nem tudo está relacionado a brindes e outros tipos de retorno; muitas vezes, o reconhecimento é o suficiente.
- Utilize a gamificação para integrar diferentes setores e áreas
Um dos grandes pontos de impacto no engajamento das organizações são os problemas de comunicação interna. Isso é reportado nos mais diferentes ramos de negócios e setores, deixando evidente que é um ponto de melhoria que merece destaque.
Pensando nisso, você pode criar um jogo empresarial para integrar os colaboradores e as equipes. Durante o processo, eles terão a oportunidade de se conhecer e enfrentar desafios juntos. Consequentemente, vemos o aumento da sensação de pertencimento e do engajamento, fatores que são imprescindíveis para o aumento da produtividade!
- Estimule trabalhos colaborativos
Um outro grande fator importante para o baixo engajamento nas corporações é o represamento do conhecimento. Funcionários mais antigos acabam guardando para si informações, o que impacta negativamente no desenvolvimento dos novatos.
O que você acha de formar grupos mistos de novos funcionários e mais experientes e rankear os resultados? Além da união e da integração, você certamente observará uma melhoria nos números do time.
Se você está interessado em potencializar a força de trabalho do seu time e otimizar a relação com o público, temos uma boa notícia: a Blue6ix tem muito para acrescentar! Temos conteúdo sobre esse tema em nosso canal no YouTube. Vale a pena conferir!
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