Skip to content

Seja qual for o setor, o assunto do momento é a inteligência artificial, na experiência do cliente não é diferente – essa tecnologia tem ajudado a tornar a jornada cada vez mais personalizada e eficiente.

Mas, ao contrário do que muitos temem, a IA não vai substituir os humanos nesse setor – ela vai torná-los ainda mais necessários e estratégicos. Vamos falar sobre como a IA está moldando o atendimento, quais novas habilidades são necessárias, e desmistificar o medo de que essa tecnologia tornará as pessoas obsoletas.

A IA Potencializa, Não Substitui

Um dos maiores mitos sobre a IA é que ela vai gerar acabar com os empregos no atendimento. Na realidade, a IA é uma ferramenta poderosa para automatizar e melhorar a eficiência de processos repetitivos, mas essa grande capacidade não substitui o toque humano.

Segundo um estudo da Gartner, até 2025, 80% das interações de atendimento serão automatizadas por IA, mas isso não significa que as pessoas não terão mais espaço. O papel do atendente humano será mais estratégico, focado em solucionar problemas sensíveis e complexos.

Quando bem aplicada, a Inteligência Artificial replica processos e padrões. Ela pode resolver questões simples e repetitivas, liberando os atendentes humanos foquem no que realmente importa: a satisfação do cliente.

Porém, se o processo for mal estruturado, a IA só vai amplificar os problemas. Quer um exemplo simples? Se o sistema já informa prazos errados ou fornece informações incoerentes, a ferramenta vai apenas acelerar essa insatisfação, fazendo o cliente esperar dias por algo que poderia ser resolvido em poucos minutos.

A IA Já Está No Seu Dia a Dia

Muita gente fica preocupada ao ouvir falar de IA, mas a verdade é que essa tecnologia já faz parte da nossa rotina. Assistentes virtuais como Siri e Alexa, sistemas de recomendação de plataformas de streaming e algoritmos que gerenciam o feed de redes sociais já são formas de IA que usamos diariamente. Uma tecnologia que faz parte da nossa rotina para facilitar o dia a dia.

A grande questão é a maneira como a IA é aplicada. Empresas que enxergam essa ferramenta como substituta do humano podem gerar experiências frias e desequilibradas. O pulo do gato é combinar IA com um atendimento humanizado, empático, personalizado e ágil.

Novas Habilidades Para o Futuro

Com a IA cuidando das tarefas automáticas, o profissional de atendimento precisará desenvolver novas habilidades. A empatia, por exemplo, será mais importante do que nunca.

Outro ponto fundamental é a capacidade de supervisão e configuração dos sistemas de IA. A tecnologia precisa de pessoas capacitadas para orientar suas respostas, ajustar parâmetros e resolver ambiguidades.

Uma demanda que exige que os profissionais adquiram conhecimentos sobre desambiguação e debiasing, que são técnicas usadas para eliminar mal-entendidos e possíveis preconceitos nos sistemas de IA.

Os Riscos de Uma Dependência Excessiva de IA

Embora a IA seja uma ferramenta incrível, depender exclusivamente dela pode trazer riscos. É por isso que o equilíbrio é fundamental. A IA deve ser usada para melhorar processos, mas sempre com a supervisão e o controle humano, garantindo que a experiência do cliente seja fluida, eficiente e empática.

Conclusão

A Inteligência Artificial já faz parte da realidade do atendimento ao cliente, e sua adesão só tende a crescer. Mas, longe de substituir o trabalho humano, a IA está aqui para potencializá-lo. Nós, da Blue6ix, acreditamos no potencial da expertise humana aliada à tecnologia de ponta, e nossas soluções e resultados comprovam isso!

Seja qual for o desafio no atendimento da sua empresa, nós temos soluções personalizadas para o seu negócio. Conte com a gente para capacitar a sua equipe e oferecer ferramentas de integração de canais, análise de dados e da voz do cliente, monitoramento em tempo real das interações e muito mais!

Entre em contato com nosso time e descubra como podemos contribuir para o sucesso do seu negócio!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email