Dados, tecnologia, informação, inteligência, crescimento, expansão. Essas palavras podem parecer soltas e desconexas para quem ainda não entende a relevância da utilização das ferramentas de atendimento e obtenção e análise de dados para uma empresa. Contudo, acumular informações de maneira desorganizada ou que não sejam funcionais ao ramo do negócio em questão é o mesmo que não as ter.
O desenvolvimento da modelagem de dados permite que dar coerência e forma a dados que, soltos, não fariam sentido. Organizados e agrupados da maneira adequada, esses elementos fornecem uma compreensão maior sobre o que o cliente e o mercado estão apresentando, oferecendo suporte ao negócio.
E o que significa “Modelar Dados” e qual a sua importância?
Modelar significa dar forma a algo, criar um modelo. Modelar dados é o processo de listar, analisar, categorizar e explorar os dados e informações que irão sustentar uma aplicação a partir de um modelo. Esta é uma das principais etapas do trabalho de desenvolvimento de um sistema: é nela que são definidos os objetivos e necessidades dos usuários.
Embora esse seja um processo necessário para garantir a assertividade do que será obtido, muitos bancos de dados são desenvolvidos de forma genérica para atender a demandas diversas. Com isso, o risco desse sistema apresentar falhas ou deixar a desejar são grandes.
A modelagem de dados durante o processo de desenvolvimento de um software garante uma relação lógica entre o que está sendo buscado e o que será obtido, dando sentido às informações que chegam, além de facilitar a compreensão e evitar erros de programação, projeto e funcionamento.
Interaction Analytics além dos dados: Entenda melhor a Inteligência de Negócios
Da mesma forma que obter dados de maneira aleatória e desorganizada pode desencadear erros e falhas no processo, saber o que fazer com as informações obtidas é também muito importante.
Inteligência de negócios, do inglês Business Intelligence, ou BI, refere-se ao processo estratégico de coleta, organização, análise, aplicação, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. De acordo com a Gartner, uma das mais renomadas consultorias de negócios do mundo, o BI é “um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.
Esse conjunto de instrumentos auxilia no processo de transformação de dados brutos em informações aplicáveis. Em termos práticos, o objetivo da Inteligência de Negócios é facilitar a interpretação assertiva do grande volume de elementos inseridos num banco de dados.
Em associação com a estruturação básica proporcionada pela modelagem de dados, o BI identifica novas oportunidades e implementa novas estratégias baseadas nos dados, promovendo negócios com vantagem competitiva no mercado e maior estabilidade a longo prazo.
Onde encontrar esse tipo de solução?
A Blue6ix passa a ter uma área focada em Inteligência de Negócio para maior aproveitamento dos dados. Com a plataforma Blue6ix, é possível muito mais que a extração de dados, já que seu desenvolvimento é baseado em modelagem de dados e são utilizadas metodologias e pesquisas externas para riqueza de informações.
Não perca mais tempo: venha para o futuro com a gente!