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Diante da transformação digital e jornada de compra direcionada à melhor experiência do consumidor possível, mensurar dados é extremamente importante para garantir que a sua empresa está fazendo as escolhas certas. 

Contudo, apenas isso não é o bastante: é preciso transformar esses dados em informações concretas para garantir tomadas de ações estratégicas e focadas no seu público alvo e é sobre isso que vamos falar hoje.

Acompanhe a leitura!

Transformando dados em informações

“O que você não pode medir, você não pode gerenciar.”

Peter Drucker

Isoladamente, dados são números soltos, sem contexto e que, sozinhos, não são representativos. Quando pensamos em informação, estamos nos referindo à análise destes números, agora contextualizados com o público, os objetivos e todas as outras variáveis relativas ao processo em questão. Informações são, portanto, dados interpretados de acordo com a realidade a ser construída. 

Primeiramente, devem ser mapeados os pontos de contato com o cliente e meios de comunicação de onde podem ser extraídos os números: sites, atendimento telefônico, aplicativos. Os dados podem ser obtidos também por meio de ferramentas de análises, como o Google Analytics; ferramentas de gestão, pesquisas de mercado e relatórios. 

Após a coleta, estabeleça quais os objetivos que irão nortear a sua análise. Identifique os KPIs (indicadores-chave) que conduzirão o desempenho da sua empresa. Responder às seguintes perguntas pode ser um bom começo:

  • Quais são os objetivos do seu empreendimento?
  • Onde a sua marca quer chegar?
  • Como quer ser vista pelo mercado?

Tais indicadores podem ser medidos, comparados e acompanhados. A partir do KPI, é possível converter o dado bruto em informação aplicável com foco nos resultados.  Estes indicadores permitem a avaliação da performance organizacional, bem como as etapas definidas anteriormente. É possível rastrear por meio de KPIs de qualidade, financeiros, aplicados ao cliente, de produtividade, etc. Munido dessas respostas, os seus dados serão melhor estruturados!

Outro aspecto importantíssimo é a adequação da cultura organizacional, que deve estar voltada para a tomada de decisões baseadas em análises. É o que chamamos de Business Intelligence, que obtém novos insights através da coleta e processamento de grandes volumes de dados (leia um pouco mais sobre Big data). Para isso, é necessário a capacitação dos colaboradores e imersão nos valores da marca! Lembre-se sempre que negócios são feitos por e para pessoas!

Agora que você entendeu o que precisa ser feito, vamos falar sobre benefícios?

Transformar dados em informações e utilizá-las para gerenciar um negócio é conhecido como data-driven e coloca a sua marca um passo à frente dos concorrentes que não o fazem. De acordo com as informações divulgadas pela McKinsey, empresas com este perfil estão 23 vezes mais propensas a conquistar clientes. Dessa forma, percebemos que a gestão baseada em informações permite:

  1. Identificar as tendências do mercado e posicionamento da concorrência. Com a recorrência, será possível ter um histórico de pesquisas, possibilitando inclusive a antecipação à futuras direções do comércio;
  1. Mapear o comportamento do consumidor, adaptando o atendimento conforme as suas necessidades e preferências. Dessa forma, a sua marca fica mais próxima do público e consegue direcionar conteúdos e ações relevantes;
  1. Otimização de processos internos, tais como estoque, vendas e ações de marketing, identificando gargalos na produção, demandas do mercado e oportunidades de melhoria. 

Dito tudo isso, gostaríamos de propor uma reflexão: o que você tem feito com os dados que são gerados pelo seu negócio? 

A Blue6ix conta com um time multidisciplinar focado em desenvolver soluções que atendam ao que você precisa de forma global e ao mesmo tempo personalizada. Entre em contato com a gente!

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