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A transformação digital trouxe consigo uma reformulação nos processos já constituídos, otimizando a entrega e acesso a produtos e serviços. Com essa evolução, observamos soluções mais ágeis, imediatas e flexíveis. 

Nesse aspecto, há a expansão das Fintechs, o movimento que traz inovações transformadoras e disruptivas aos serviços financeiros, em busca de uma maior eficiência e flexibilidade. Com foco na experiência do consumidor, as Fintechs são empresas que utilizam a tecnologia, para gerar soluções novas, frente a métodos tradicionais. 

Sua nomenclatura une as palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia) e em sua maioria são 100% digitais, portanto, toda sua entrega ocorre de forma remota. Para entender o que levou ao seu expansivo crescimento acompanhe esta leitura. 

Fintechs: história e características 

Essas instituições surgiram em meados de 2010 e revolucionaram o mercado, pois trouxeram consigo mais autonomia ao consumidor. A partir do seu surgimento, passou a ser possível:

  • Abrir uma conta bancária, com validação por meio de smartphone;
  • Realizar investimentos financeiros de forma simplificada;
  • Realizar auto-gestão de limites e outros assuntos, sem demandar interação com funcionários do banco.

Existem diversos grupos de fintechs e as mais populares no Brasil são os bancos, para os quais existem diversas modalidades:

  • De crédito;
  • De crowdfunding;
  • De bitcoins.

Para todas, o foco encontra-se no Customer Experience, e os investimentos nesse sentido que mais se destacam são:

  1. Desburocratização: a resolução de problemas e solicitações é ágil e rápida. Todos os problemas podem ser resolvidos por meio de um smartphone, aplicativo, plataforma digital ou site. A validação de documentos, por exemplo, ocorre de forma estritamente digital e rápida.
  2. Redução de custos: redução ou até mesmo eliminação de taxas de serviços e outras tarifas, como a anuidade de cartão de crédito e transferência entre contas são um grande atrativo.
  3. Hiperpersonalização: as plataformas omnichannel utilizam linguagem/padronização própria para cada cliente. O grande destaque das Fintechs está na criação de soluções individualizadas para todas as dores latentes da persona. Dessa forma, criam valor agregado ao sanar uma objeção específica. 

Os pilares de uma instituição remota de sucesso estão atrelados ao uso da tecnologia, com agilidade, sempre oferecendo soluções inovadoras, por um custo diferenciado do que já é praticado no mercado tradicional.

Todos esses diferenciais levaram a um crescimento rápido e exponencial deste tipo de serviço ao redor do mundo. O surgimento de Fintechs na América Latina cresceu 112% entre 2018 a 2021, sendo 31% de origem brasileira. A expectativa de crescimento para 2022 também é bastante relevante: é projetado um crescimento de 65%, de acordo com dados de um estudo desenvolvido pela Deep Dive.

Perspectivas para o futuro

Os números que citamos acima são claros e mostram que a perspectiva é que os investimentos nesse setor continuem crescendo nos próximos anos, possivelmente liderados pelos serviços bancários, expandindo a inclusão e autonomia financeira dos consumidores.

Hoje, muitas Fintechs já estão consolidadas no mercado, possuem regulamentação própria e são uma alternativa para usuários que buscam uma experiência mais satisfatória e autônoma na Jornada de Consumo.

Como sempre falamos por aqui, a transformação digital é uma realidade e está revolucionando todas as áreas.

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