Se esse título te parece uma afirmação vaga, você precisa ler esse texto. E mais do que isso: precisa iniciar o processo de adequação do seu negócio, pois estamos falando de um futuro não muito distante. Saiba como fazer isso!
Para começar: o que são funções analíticas?
Em matemática, uma função é dita analítica quando ela é dada localmente por uma série de potências convergentes. Expandindo esse conceito, podemos dizer que a capacidade analítica é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em tópicos mais simples, que são explicáveis ou solucionáveis de forma mais simples. Para as Ciências da Computação, as funções analíticas são uma associação de conceitos de Matemática, Estatística e Machine Learning que têm um macro-objetivo: localizar padrões de dados que façam mais sentido. Como? Cruzando grandes conjuntos de dados para descobrir, interpretar e compartilhar novos insights e informações.
Qual a relevância das funções analíticas no crescimento de um negócio?
Como dito pelo fundador do Gartner Group – uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação.
“Organizações líderes em todos os setores estão utilizando dados e funções analíticas como armas competitivas”.
Gideon Gartner
Como? Acompanhe com a gente.
O volume de dados que estamos gerando a todo momento é gigante: geladeiras, relógios, carros, telefones. Tudo que está conectado está constantemente criando e compartilhando informações sobre o que nos interessa, o que chama a nossa atenção… até mesmo sobre o que ainda não sabemos que precisamos! É nessa conversão de dados desestruturados em comunicação tangível que as funções analíticas são aplicadas. Empresas líderes utilizam-se dessa ferramenta para monitorar e otimizar todas as instâncias de suas operações em tempo real.
Elas também são aplicadas para orientar novas diretrizes ao negócio, como:
- Maior eficiência e produtividade, impulsionados pelo acesso a informações focadas no público alvo;
- Tomada de decisões mais rápida e assertiva;
- Melhor desempenho financeiro por meio do direcionamento dos recursos;
- Identificação e visão de novos fluxos de receitas;
- Aumento da retenção e aquisição de novos clientes, já que a análise dos dados traz uma maior compressão do que o seu consumidor está buscando.
Em resumo, o emprego das funções analíticas permite que as marcas explorem nuances e pontos que passariam despercebidos ou que não teriam a mesma relevância se avaliados de maneira empírica ou baseada apenas em experiência e feeling.