Skip to content

Nos últimos meses, o tema Metaverso esteve presente em grandes fóruns de discussão e vem sendo amplamente divulgado. Você sabe do que se trata e como utilizar esse novo movimento para expandir os seus negócios?

Preparamos esse texto para você que tem essas dúvidas! Acompanhe.

Para começar: o que é Metaverso?

O termo foi utilizado pela primeira vez na obra “Nevasca/Snow Crash”, de Neal Stephenson, lançada em 1992 e é utilizado para fazer alusão a um tipo de mundo virtual que busca replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

Em termos mais simples, Metaverso pode ser definido como um ambiente virtual que tenta replicar a realidade. De acordo com Mark Zuckerberg, este termo representa a internet materializada, isto é, os usuários podem interagir através de avatares e criar experiências digitais. Imagine a possibilidade de realizar as mesmas atividades diárias, com interação – online – tudo através de equipamentos tecnológicos, como óculos especiais. Esta é a realidade virtual e aumentada que o Metaverso propõe. 

Quem já está inserido nesse processo?

Um grande exemplo é a Microsoft, que atualmente está investindo fortemente na plataforma Mesh, que promete realização de reuniões utilizando avatares personalizáveis, ideal no momento em que ocorre o aumento do trabalho híbrido/remoto. Decerto, o Metaverso proporciona ambientes tecnológicos mais imersivos e realistas! 

De acordo com pesquisa realizada pela Quartz, consumidores entre 13 a 70 anos esperam passar de quatro a cinco horas no Metaverso, nos próximos cinco anos. Com a promessa de potencializar as experiências do usuário e agregar o físico com o virtual, é fato que as empresas começam a se questionar: “devo implantar no meu empreendimento?”.

O mundo empresarial e o Metaverso

Apesar de todos os benefícios elencados acima, pouco se tem clareza de como será estruturado de fato o Metaverso. O que já percebemos é uma movimentação independente de algumas companhias, como a Microsoft, já mencionada. 

Outros lançamentos também ressaltam a relevância do assunto e a necessidade de começar a pensar na sua implantação. Na sua última campanha, a Heineken realizou primeiramente a novidade (cerveja Silver) no Metaverso e só depois no mundo físico; a Natura tem marcado para 2023 um festival de música 100% pensando para este novo ambiente. 

Negócios de jogos online também saem na frente, como o Fortnite, Roblox e Animal Crossing – o que acabou se tornando uma cadeia produtiva, pois há vendas de produtos físicos. 

O que esperar desse novo universo?

É fato que entrar neste novo mercado exige planejamento e altos investimentos, assim como mudanças no modo de realizar as operações cotidianas e a entrega do produto final. O Metaverso traz uma enorme reformulação na forma de se conectar com o usuário e representa futuro e expansão para os negócios. 

Vale ressaltar que tal transformação digital deve ocorrer gradualmente, respeitando o período de adaptação do consumidor, em especial, as gerações X e Y. 

Se a sua marca deseja se aprofundar no assunto, é de extrema importância acompanhar todas as novidades e tendências do mercado. Embora tudo ainda seja muito novo e experimental, as mudanças vêm caminhando a passos largos e é possível que ganhem forma muito rapidamente.

Você como pensa em adaptar o seu negócio para o Metaverso? Conta para a gente!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email