A excelência no atendimento ao cliente é um dos pilares essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, consumidores satisfeitos tornam-se leais promotores da sua marca. No entanto, mesmo com as melhores intenções, podem ocorrer falhas que podem impactar negativamente a experiência do cliente. São os chamados GAPS no atendimento (um termo em inglês que significa “lacuna”, “vácuo”) que podem dificultar o crescimento do seu negócio, desafios que muitas enfrentam diariamente.
Conhecer esses desafios e saber como enfrentá-los é fundamental para aprimorar seu atendimento e evitar atritos:
Gap 1: Dificuldade de Comunicação
A comunicação é a base de qualquer relacionamento e quando ela não funciona adequadamente, a probabilidade de haver atritos é alta. Quando se trata do relacionamento da marca com o consumidor também não é diferente, os clientes esperam das empresas um atendimento prático, eficiente e rápido.
Ter uma variedade de canais de comunicação é um grande diferencial, os consumidores têm a liberdade de escolher a opção mais conveniente para se comunicar, seja através do telefone, e-mail, chat online, mídias sociais e assim ter acesso aos serviços da marca com maior facilidade. Essa multicanalidade chamamos de Omnichannel: que é uma estratégia que visa integrar todos os canais de interação com o cliente para otimizar não somente o atendimento como o processo de vendas.
Gap 2: Ausência de Autoatendimento
É muito frustrante para o consumidor enfrentar o longo tempo de espera para solucionar um problema simples. Ofereça ao seu público a possibilidade de autonomia para resolver suas próprias dúvidas e problemas. Oferecer opções de autoatendimento, como bases de conhecimento, FAQs e chatbots, possibilitam que seus clientes resolvam problemas por conta própria e observem a eficiência do seu atendimento.
Gap 3: Falta de Personalização
Cada cliente é único e deseja ser tratado como tal. Além disso, é desgastante para ele ter que repetir informações a cada interação com a empresa. A personalização do atendimento facilita o diálogo e cativa o consumidor. Utilize os dados disponíveis em uma nuvem segura e com um sistema eficaz de análise para personalizar a experiência do seu cliente.
Gap 4: Falta de Empatia
Imagine que no meio da lida com a correria da rotina, o consumidor tira um tempo para entrar em contato com a empresa e recebe um atendimento rude ou indiferente. Certamente, ele ficará frustrado e dificilmente voltará a fazer negócio. Por isso, um atendimento empático é de suma importância.
Os atendentes devem ser treinados, capacitados a demonstrar compreensão genuína dos problemas do cliente e estar dispostos a ajudar. Nós acreditamos no poder de uma abordagem compassiva e podemos treinar sua equipe para criar conexões humanas mais profundas.
Gap 5: Falta de Transparência
Os clientes desejam saber o status de suas solicitações. Ofereça informações claras e precisas para que eles tenham segurança no seu trabalho, mantenha o seu público informado sobre o andamento de seus problemas e aumente a confiança deles.
Como a Blue6ix pode ajudar
A Blue6ix é sua parceira na jornada de proporcionar melhorias significativas na experiência do seu cliente. Com a nossa expertise em tecnologia e Customer Experience (CX), você pode contar com soluções que abordam cada um desses gaps de forma estratégica e eficaz.
Seja com consultoria personalizada, treinamentos, análise de dados, integração de canais e outras possibilidades, nossas tecnologias baseados em Inteligência Artificial avançada possibilitam que a sua empresa transforme dados desestruturados em ações estratégicas.
Não deixe que as lacunas no atendimento afetem a relação da sua empresa com seus clientes. Entre em contato conosco e descubra como nós podemos potencializar o sucesso do seu negócio!